O BPI e a Fundação “la Caixa” voltam a distinguir projetos que fazem a diferença na intervenção social. Cinco prémios em cinco áreas de atuação
Cuidados Itinerantes Num território disperso e de população envelhecida como o distrito de Santarém, nasce o projeto PsicoCuidar- Unidade Itinerante de Apoio e Intervenção Psicossocial nas Demências com o objetivo de prestar cuidados de proximidade a pessoas com demência, às famílias e aos cuidadores informais. O projeto é um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural e é promovido pela Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer. Vai intervir mensalmente nos concelhos da Chamusca e Coruche através de sessões terapêuticas individuais com os idosos e o seu cuidador principal em casa e através de sessões comunitárias de sensibilização para a demência.
O PsicoCuidar fornece apoio social e psicológico, intervenção não farmacológica na área cognitiva, sensorial e motora, rastreios clínicos e triagem social de casos de demência em situação de pobreza ou exclusão. O projeto visa melhorar a qualidade de vida dos idosos com demência que vivem na sua casa em território rural e disperso, aumentar a literacia em saúde e as competências dos cuidadores, intervir atempadamente no binómio doente/cuidador de forma a evitar situações de exaustão e retardar a evolução da doença.
Conheça os restantes projetos vencedores do Prémio BPI "la Caixa" Rural aqui