O BPI e a Fundação “la Caixa” voltam a distinguir projetos que fazem a diferença na intervenção social. Cinco prémios em cinco áreas de atuação
Menos isolamento, melhor assistência, mais conforto. Numa região rural com quase 500 quilómetros quadrados, marcada pela emigração para o litoral ou para o estrangeiro, onde os serviços sociais e de saúde ficam a grande distância, o isolamento das pessoas idosas dependentes nas atividades diárias necessita de resposta urgente. O projeto Cuidar+ em Casa, um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural, nasce para ajudar nessa resposta.
A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro vai criar uma equipa multidisciplinar de cuidados domiciliários nas áreas da saúde e apoio social, cuidados paliativos, apoio às necessidades básicas da vida diária e ajudas técnicas. Cuidar+ em Casa permite combater a solidão e o isolamento, com um plano de visitas de acordo com as necessidades identificadas para cada utente e sua família. Com esta intervenção focada nas necessidades biopsicossociais, evita-se a institucionalização precoce dos idosos ou outras pessoas com dependência. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso ou doente, mantendo-o no seu meio habitual com maior autonomia.
Conheça os restantes projetos vencedores do Prémio BPI "la Caixa" Rural aqui