Nas zonas rurais do distrito de Viseu, estão identificadas 20 pessoas portadoras de Esclerose Múltipla com algum tipo de incapacidade. Estão sinalizadas pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla através do serviço de apoio à distância por telefone. Para estas pessoas, a instituição cria o projeto EM’Laço Itinerante, um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural.
O objetivo é fazer visitas semanais a casa dos doentes, para um acompanhamento técnico e humanitário, com apoio psicossocial adaptado a cada situação. O projeto foi pensado para minimizar o isolamento provocado pela entrega à doença, depressão e ruptura de laços familiares e sociais e por não existirem acessibilidades que permitam uma vida com qualidade.
O EM´Laço Itinerante ajuda a cultivar no doente uma atitude proativa adequada ao seu estado físico e psicológico e a criar uma organização centrada no seu bem-estar e qualidade de vida. Ocupa-se também do apoio aos cuidadores, muitas vezes sujeitos a um enorme desgaste físico e psicológico.
Ouça os restantes projetos vencedores do Prémio BPI "la Caixa" Rural aqui