O BPI e a Fundação “la Caixa” voltam a distinguir projetos que fazem a diferença na intervenção social. Cinco prémios em cinco áreas de atuação
Quem sabe do que precisa para envelhecer bem são os mais velhos. Em Arganil, a Cáritas Diocesana de Coimbra inicia o projeto Cons©elhos Repórteres 55+, um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural.
Valorizando a expressão dos mais velhos, o projeto chama 60 pessoas com mais de 55 anos que residem em meio rural, isoladas, autónomas, com boa capacidade cognitiva e perfis diversos de ocupação e literacia, a participar ativamente no aconselhamento para a transformação local.
Pretende-se que digam de sua justiça a respeito do que faz falta na comunidade para um envelhecimento com melhores condições. Divididos em vários grupos, os mais velhos irão fazer o levantamento das necessidades existentes e identificar o que é prioritário alterar. O processo é apoiado por especialistas em psicogerontologia, geriatria, geografia do envelhecimento e intervenção participativa.
O Cons©elhos Repórteres 55+ combate o isolamento, promove a participação e a capacitação das pessoas mais velhas que residem isoladas em meio rural e contribui para o diagnóstico das necessidades locais.
ça os restantes projetos vencedores do Prémio BPI "la Caixa" Rural aqui