Construir um porto de abrigo para a criança é a tarefa de qualquer família. Mas algumas famílias necessitam de ajuda para essa construção. O lugar do acolhimento, dos afetos e da segurança das crianças dentro da família pode ser reconstruído todos os dias, tijolo a tijolo.
Alcáçovas, Viana do Alentejo, é o lugar onde nasce um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Infância.
Eu Nós Família – Da Criança à Família Aprender a Ser é criado para desenvolver competências parentais em mães e pais mais frágeis e inexperientes, protegendo assim crianças que estão vulneráveis.
Estes pais e mães identificados pela Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, promotora do projeto, necessitam de ajuda para encontrar o seu caminho de comunicação e aceitação em família e como família.
A ação desenvolve-se junto da criança e da família, levando o apoio e acompanhamento especializado e multidisciplinar a crianças entre os 4 meses e os 16 anos.
Três profissionais especializados em Desenvolvimento Infantil e Conciliação Familiar traçam um caminho de apoio à família, identificam bloqueios, défices e desconhecimentos, tudo o que impede o normal crescimento da unidade familiar e da criança.
A construção do porto de abrigo dentro da família é assistida e orientada por estes profissionais.
Com este projeto, a freguesia de Alcáçovas e o concelho de Viana do Alentejo passam a ter uma estrutura de intervenção especializada na problemática da família e do desenvolvimento da criança.
Eu Nós Família – Da Criança à Família Aprender a Ser vai ter uma sala de Snoezelen, uma técnica de relaxamento e estímulos sensoriais benéficos para a evolução e o bem-estar da criança, um gabinete de desenvolvimento parental e um gabinete de educação especial. São ferramentas essenciais para as famílias Aprenderem a Ser, com modelos positivos de educação e relação social.