Nas crianças com autismo existe um intervalo de tempo entre os 12 e os 60 meses de idade que pode fazer muita diferença para o futuro. É nesses primeiros anos de vida que intervém o Modelo de Denver de Intervenção Precoce.
O Prémio BPI “la Caixa” Infância distingue o projeto a que foi dado o mesmo nome da técnica utilizada para intervir junto das crianças com autismo e suas famílias, Modelo de Denver de Intervenção Precoce.
Este projeto é promovido pela Cooperativa de Solidariedade Social Focus para aplicação na região Entre Douro e Vouga.
Com um dos mais bem estudados modelos de intervenção no autismo, a Cooperativa Focus leva para o terreno um projeto que envolve as crianças, os pais, os professores, os médicos, os psicólogos, os terapeutas da fala e os terapeutas ocupacionais, aproveitando os recursos da comunidade e o trabalho em rede com os setores social, escolar e da saúde.
A intervenção estimula de forma lúdica todas as áreas do desenvolvimento da criança, com resultados que fazem a diferença no grau de autonomia no futuro. Com coaching parental e apoio multidisciplinar, o objetivo deste projeto é melhorar a ajuda a famílias com poucos recursos em zonas com poucas respostas nesta área. O Modelo Denver de Intervenção precoce adapta-se ao estilo de vida e rotinas de cada família e não exige materiais ou espaços de trabalho especiais. Pelo contrário, intervém nos espaços naturais da vida da criança.
O Modelo de Denver de Intervenção Precoce, “é uma intervenção baseada no relacionamento e envolve pais e famílias. O objetivo é aumentar o nível do desenvolvimento em todos os domínios em crianças. Esta intervenção foca-se, em particular, no estímulo das competências socioemocionais, cognitivas e de linguagem das crianças, uma vez que o desenvolvimento destes domínios é particularmente afetado pelo Autismo”… “O Modelo Denver combina abordagens comportamentais, baseadas no relacionamento, desenvolvi-mentais e lúdicas num todo integrado que é padronizado, e no entanto, completamente individualizado.”