O método de relaxamento e estimulação multissensorial Snoezelen está bem testado e com resultados comprovados na melhoria da qualidade de vida e dos comportamentos típicos de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais. Mas precisa de chegar onde estão essas crianças.
O projeto Coimbra Inclusiva-Trilhos Sensoriais, um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Infância, vem responder a uma lacuna existente no concelho de Coimbra e permitir que as crianças, em especial as que têm necessidades de saúde especiais, possam beneficiar do método de relaxamento e estimulação sensorial Snoezelen.
Coimbra Inclusiva- Trilhos Sensoriais é promovido pela Liga dos Pequeninos, em articulação com o Hospital Pediátrico de Coimbra, e cria a primeira unidade móvel do país para levar esta metodologia às escolas do 1º ciclo de Coimbra.
A unidade móvel multissensorial Snoezelen vai ao encontro das crianças entre os 6 e os 12 anos com necessidades especiais que não têm acesso a este tipo de intervenção capaz de melhorar a qualidade de vida da criança e potenciar a sua integração social.
O projeto contribui, assim, para a equidade no acesso a terapias diferenciadas e intervém na
recuperação e manutenção de competências pessoais, cognitivas, emocionais e sociais. A sessão com a criança oferece um ambiente tranquilizante e relaxante e potencia o seu desenvolvimento psicomotor.
O ambiente Snoezelen “é um espaço feito de luz, cores, sons, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.”
“Ocorre uma estimulação global dos sentidos através da perceção sensorial ao nível do tato, audição, olfato, visão, gosto, vestibular (equilíbrio) e propriocetivo (noção do corpo no espaço). A exploração de diversos canais sensoriais favorece a integração sensorial, isto é, melhor capacidade de receber, organizar e processar as informações para melhor adequar os comportamentos. O ambiente snoezelen diferencia-se de outros ambientes multissensoriais por estar organizado e investigado para oferecer vivências sensoriais que geram prazer e bem estar, num clima relacional baseado na liberdade de escolha, no respeito pelo ritmo da criança/jovem, e na sua segurança: