Trapézio, malabarismo, equilíbrio, clown e ilusionismo. O Circo Social é uma abordagem inovadora que funde a intervenção social e as artes circenses na educação pela arte.
O Equilibrium Social Circus é um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Infância.
Com técnicas de educação informal envoltas na prática do circo, trabalha com crianças e adolescentes de Braga, entre os 10 e os 14 anos, em situação de vulnerabilidade e em risco de exclusão social.
Além da prática das disciplinas circenses, os jovens desenvolvem novas competências de comunicação, regulação emocional, resolução de problemas, gestão de conflitos e tomada de decisões.
As atividades são extracurriculares e desenvolvidas tanto em contexto escolar como extraescolar e envolvem as crianças e adolescentes numa transformação pessoal e social que os afasta de comportamentos problemáticos.
O Equilibrium Social Circus, promovido pelo Centro de Solidariedade de Braga- Projecto Homem, leva os jovens, através da arte, a experimentarem “a pertença a um grupo, a confiança, o respeito, a perseverança, a disciplina, o raciocínio, o pensamento abstrato, a motricidade fina, a coordenação e o efeito terapêutico do riso”.
Depois de um diagnóstico prévio de cada jovem, o processo passa por várias fases de desenvolvimento de novas capacidades a nível cognitivo, emocional e social que vão permitir a mudança. O resto é paixão e muita prática para aprimorar a arte.
Para a instituição, os resultados da intervenção do Circo Social junto dos jovens são bem visíveis no respeito pelo outro, no aumento da resistência, na confiança e capacidade de resolver problemas, no sentimento de inclusão e na capacidade de escuta do outro. E com tudo isto, a redução dos comportamentos desajustados.