Valorizar todos os tipos de inteligência e os ritmos de aprendizagem e oferecer um ambiente rico em possibilidades e liberdade. Uma abordagem a pensar nas crianças com dificuldades de aprendizagem, socialmente vulneráveis, em situação de insucesso ou abandono escolar.
Programa ATL: Método Montessori é o nome de um dos projetos vencedores dos Prémio BPI “la Caixa” Infância. A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro, promotora do programa, quer criar uma resposta social integrada, com atividades educativas, socializantes e promotoras de bem-estar, para apoio familiar em período pós-aulas e pausas letivas.
O projeto é dirigido a crianças com idades entre os 6 e os 10 anos de idade e assenta no Método Montessori, que tem 5 pilares fundamentais: Vida Prática, Sensorial, Linguagem, Matemática e Conhecimento do Mundo.
O método põe em prática a aprendizagem através da liberdade, autoeducação, atividade e individualidade de cada criança. Os resultados a alcançar na criança são um melhor desempenho académico, mais competências sociais, melhoria da autoestima e autoconceito, mais iniciativa e liderança.
Com este objetivo, A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro vai reestruturar os espaços de ATL e juntar-lhes os materiais, atividades e técnicos qualificados neste método.
Além dos apoios ao estudo do Português, da Matemática e do Inglês, o projeto põe em prática a Aula Montessoriana: as crianças, com habilidades diversas, são agrupadas por idades. As atividades desenvolvem-se com a interação na resolução de problemas. Ensinam e aprendem entre si ao mesmo tempo que socializam, num ambiente por áreas temáticas, por exemplo, animais, frutas, números, artes ou música.
Outra vertente ainda são os workshops de culinária: confeção de bolos de todas as formas e feitios, saladas de fruta e sumo de vitaminas com frutos da época e petiscos saudáveis para “picar”.
Todos os materiais utilizados são naturais, sensoriais, lúdicos, motivantes e progressivos.
Com liberdade e com respeito pela individualidade de cada criança, elas aprendem o mundo.