Quando as crianças são expostas ao trauma da violência interparental, a linguagem não verbal dos jogos e do brincar e os processos criativos da pintura e da música ajudam a canalizar as emoções, para as perceberem e transformarem.
A violência doméstica é um dos problemas mais chocantes da nossa sociedade e o acolhimento de emergência é fundamental na proteção das vítimas.
O projeto Sonho e Sorrisos, promovido pela Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Arcos de Valdevez, é um dos projetos merecedores do Prémio BPI “la Caixa” Infância.
O Sonho e Sorrisos tem como objetivo reduzir os efeitos traumáticos em crianças e jovens vítimas de violência doméstica, através da criação de oficinas terapêuticas e de uma área de lazer que melhorem o bem-estar geral das crianças e jovens acolhidos na casa de emergência.
Nas oficinas são desenvolvidas atividades de pintura, música e movimento, num ambiente tranquilo que pretende transmitir segurança.
No espaço exterior é criado um parque infantil onde decorrem jogos que reforçam a socialização e estabelecem vínculos seguros com a mãe.
As mães, também acolhidas na casa de emergência, fazem sessões de grupo de psicoeducação, para trabalharem a gestão emocional, a parentalidade positiva e a abordagem à problemática da violência doméstica com os filhos.
Nas oficinas terapêuticas, são ainda dinamizadas algumas atividades com mãe e filho, para reforçar o que as mães aprenderam nas sessões de psicoeducação.
Os trabalhos feitos pela criança em oficina são reunidos num livro infantil sobre a violência doméstica. “Gosto de Gostar de Mim”, assim se chama o livro que vai usar a narrativa e as ilustrações da própria criança para criar uma história que será entregue a cada criança ou jovem acolhido.