Promover a literacia digital de crianças, jovens, pais e agentes educativos contribui para combater a vulnerabilidade social das crianças e das famílias. Formar para a utilização segura da internet e sensibilizar para a redução do tempo de permanência no mundo digital contribui para a melhoria da qualidade de vida.
Este é um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Infância. Chama-se SafeWeb e é promovido pela ProBranca- Associação para o Desenvolvimento Sociocultural da Branca, em Albergaria-a-Velha.
O SafeWeb destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas da Branca, bem como aos pais e agentes educativos.
O projeto inclui, por um lado, Oficinas dirigidas às crianças e jovens de cada um dos graus de ensino, utilizando os tempos livres dos alunos de forma pedagógica e atrativa e, por outro lado, oficinas práticas para os pais e agentes educativos em horário pós-laboral.
Com o SafeWeb, todos podem conhecer melhor as tecnologias de informação e comunicação e aprender como fazer uma boa utilização dessas ferramentas. As oficinas vão ter uma preocupação especial com o reconhecimento e prevenção dos riscos da internet, em especial o Ciberbullying. Pretende-se que todos saibam fazer uma utilização esclarecida, critica e segura, em particular as crianças e jovens. Os métodos a utilizar nas Oficinas SafeWeb são tecnicamente definidos e validados por várias entidades e organismos especializados em matéria de segurança na internet.
Para os pais, as oficinas práticas são também uma oportunidade para adquirirem conhecimentos sobre a forma de melhor acompanharem os filhos no que diz respeito à navegação online em segurança.
A par da formação, não fica esquecida neste projeto a necessidade de sensibilizar crianças, jovens e pais para a redução do tempo de permanência online. As ferramentas digitais são muito importantes, mas o mundo real offline não pode passar para segundo plano, a bem da qualidade de vida destas crianças e jovens.