Brincar é muito mais do que brincar. É aprender a ser, é aprender o mundo. O espaço das brincadeiras tem que ser um lugar de segurança, de alegria e de inclusão.
Em Santo António, Ponta Delgada, a Casa do Povo vai dar nova vida aos espaços onde recebe todos os dias 78 crianças e 19 jovens.
Entre Laços de Inclusão é um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Infância.
A transformação dos Centros de Atividades de Tempos Livres da Casa do Povo de Santo António vai permitir criar áreas de brincadeiras adaptadas às diferentes necessidades das crianças que frequentam a instituição. São espaços para acolher crianças com autismo e também um número cada vez maior de crianças do pré-escolar e 1º ciclo. É um lugar de brincadeiras para todos, pensado para as características de cada um.
Os Cantinhos de Leitura dos Centros de Atividades de Tempos Livres e o Centro de Explicações do Centro Comunitário Jovem também vão ser transformados. Tornar os espaços mais apelativos para as crianças e jovens
ajuda a promover bons hábitos de leitura e de estudo e a reduzir comportamentos de risco nos adolescentes.
E quando se pensa na felicidade e no desenvolvimento equilibrado de crianças e jovens, é preciso incluir os pais. O projeto Entre Laços de Inclusão põe em práticasessões parentais e sessões intra-familiares. Para identificar e intervir em problemas como a negligência parental é necessário entender as características, as dinâmicas e as condições de vida de cada família.
Os momentos com as famílias vão permitir guiar os pais, trabalhando problemas como as carências afetivas, a alimentação, a higiene e a segurança das crianças.