A barreira da língua e da cultura que dificulta a legalização dos imigrantes no nosso país, o abandono escolar dos filhos e a dificuldade em encontrar um caminho profissional são fortes motores para a exclusão social. O acompanhamento de todas estas etapas pode mudar o rumo de muitas vidas.
Essa é a missão a que se propõe a Associação Cultural Moinho da Juventude, na Amadora.
Com o projeto INTEGRA+, que mereceu o Prémio BPI “la Caixa” Solidário, a associação procura trabalhar em várias frentes para promover uma plena integração dos imigrantes que procuraram Portugal como país de acolhimento e que se encontram em situação vulnerável, no Bairro da Cova da Moura, concelho da Amadora.
Muitas dessas pessoas não estão legalizadas, existem muitos desempregados e jovens em percurso de risco.
O projeto INTEGRA+ intervém através de uma “dupla” personalizada para cada caso, constituída por um técnico de experiência e um técnico académico. O técnico de experiência é uma pessoa de referência na comunidade, que acompanha as situações em concreto, permitindo chegar mais perto das pessoas que estão fragilizadas.
As atividades do INTEGRA+ desenvolvem-se em três eixos:
O primeiro chama-se “+Cidadão”. O suporte e orientação na regularização de documentos, junto de entidades oficiais permite quebrar a barreira da língua e da cultura, que dificulta muito o processo de legalização dos imigrantes. O +Cidadão dá à Associação Moinho da Juventude a oportunidade de intervir em mais de mil casos que necessitam de regularização de documentos.
O eixo “Acompanhar” desenvolve-se em contexto escolar, para promover o sucesso dos percursos individuais. São ações de acompanhamento individuais e em grupo que zelam pela formação e capacitação dos jovens da comunidade.
O terceiro eixo de atuação chama-se “Traçar futuros” e promove a integração socioprofissional de jovens e adultos. A ação é orientada para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e técnicas com vista à integração profissional. Com este projeto vai ser dinamizada uma oficina de carpintaria, um estúdio destinado aos jovens e a Casa da Malta.