Ir às compras, fazer visitas sociais, ir ao médico ou às finanças, manter as atividades em comunidade como qualquer cidadão, é fundamental para um envelhecimento com a máxima autonomia possível.
O projeto Táxi-Sénior, distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Rural, promove essa mobilidade em Fraldas do Marão, Amarante, onde a população com mais de 65 anos representa mais de metade da população. Entre os mais velhos, muitos vivem sós ou com outros seniores.
Com o Táxi-Sénior, o CLAP- Centro Local de Animação e Promoção Rural promove a vida ativa e a autonomia pessoal dos seniores sem retaguarda familiar ou outro tipo de apoio, assegurando que acedem a bens e serviços essenciais. Com um transporte adaptado às circunstâncias da sua mobilidade, podem continuar a ter uma vida ativa na comunidade. Mas o Táxi-Sénior não é apenas um transporte. Os seniores são efetivamente acompanhados nas consultas médicas, nas compras ou nos serviços da administração pública.
Muitos destes seniores têm mobilidade reduzida, rendimentos baixos e vivem em situação de isolamento social.
Para além deste serviço de táxi social adaptado que leva os seniores onde é necessário, nos casos em que a mobilidade é mais difícil também fica garantido o fornecimento em casa de bens alimentares, medicamentos e cuidados básicos de enfermagem, com vigilância dos valores de tensão arterial, glicémia e febre, com pequenos ensinamentos de promoção da saúde e administração adequada da medicação.
Em toda esta abordagem, e não menos importante do que tudo o resto, o convívio, o apoio e conforto emocional ajudam a melhorar a qualidade de vida destes seniores.