Tato, olfato, paladar, audição e visão. Todos os sentidos são chamados a contribuir para o bem-estar e a melhoria de vida de quem reside isolado em meio rural, com limitações cognitivas ou físicas.
Em Monchique, nasce uma nova sala de estimulação multissensorial destinada a pessoas com demência, doença mental, deficiência ou outros problemas, como crianças com dificuldades de aprendizagem e todos residentes nas freguesias do concelho.
Sala Snoezelen é o projeto que mereceu a distinção do Prémio BPI “la Caixa” Rural. Com este novo instrumento na região, a Associação Espiral de Vontades vai poder acrescentar uma resposta, reconhecida cientificamente, para as necessidades de pessoas com problemas de saúde mental ou deficiência, agravados pela pandemia e consequente isolamento social.
Com a Sala Snoezelen, a Associação vai fazer sessões terapêuticas de estimulação multissensorial que complementam a intervenção clínica e o plano de reabilitação convencional.
O benefício deste novo instrumento vai para além dos limites do concelho de Monchique,
A neuroestimulação através dos sentidos traz, comprovadamente, benefícios em termos de saúde e sensação de bem-estar. O tato, o olfato, o paladar, a audição e a visão são estimulados como resposta a diversos problemas físicos e psíquicos em qualquer idade.
A Covid-19 apenas vai permitir sessões terapêuticas individuais com 30 a 45 minutos. Os utentes passam primeiro por uma avaliação individual que vai ditar um plano de intervenção na Sala Snoezelen. De três em três meses é feita uma avaliação do impacto da terapia na evolução clínica de cada um.
O projeto contribui para diminuir a carência de terapias específicas para as patologias de adultos e crianças isolados em zonas rurais.