Fortalecer a formação pessoal e escolar e melhorar o acesso a direitos e informação, como caminho para diminuir o risco de exclusão social. Esta é a forma de interromper um padrão de comportamentos que passa de pais para filhos.
O projeto Três C’s, um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural, vem dar uma resposta inovadora e multidisciplinar ao risco de exclusão social de crianças e adolescentes que fazem parte de famílias em situação muito vulnerável.
São famílias em que as disfunções de parentalidade semeiam na vida dos filhos uma série de problemas desviantes que podem conduzir à exclusão social.
A Associação Terra Mãe quer intervir em todas as freguesias de Viana do Alentejo com o Três C’s: Criar o primeiro Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar no concelho; Capacitar famílias através de programas de competências sociais e pessoais; Crescer com intervenções terapêuticas para as necessidades das crianças e adolescentes.
Cada família é um caso, com as suas fragilidades, e os programas de intervenção vão ser adaptados a cada uma.
Num mesmo espaço, uma equipa multidisciplinar preparada para as consequências diversas da parentalidade disfuncional trabalha a capacitação das famílias e acompanha todo o crescimento das crianças, respondendo a par e passo às necessidades, com intervenções técnicas adequadas.
O desenvolvimento social e educacional é o grande objetivo do programa 3C’s, um modelo que pode vir a ser replicado noutros locais, para que as famílias e as suas crianças e adolescentes possam evoluir nas competências interrelacionais e emocionais e melhorar a formação pessoal e escolar.
“Em cada criança uma esperança”.