Sobre a terra ardida é necessário voltar a erguer a identidade dos pequenos agricultores de subsistência que perderam o seu pedaço de independência nos grandes incêndios de 2017.
Da madeira queimada, reerguer a esperança. Esse é o propósito do Anexo Agrícola, distinguido pelo Prémio BPI “la Caixa” Rural.
Em Vila Cova de Alva e Anseriz, Arganil, o projeto vai construir aquilo que o nome indica: anexos agrícolas para pequenos agricultores que perderam a sua fonte de rendimento e o seu modo de vida nos grandes incêndios de 2017.
A Associação Causa – Unidos por uma Casa é a promotora deste projeto e tem como preocupação não só reerguer construções, mas integrar a ação na comunidade, de modo a transformar a realidade destes pequenos agricultores, parte deles seniores.
Por cada agricultor, depois de identificados pelos municípios e instituições locais, a associação projeta um anexo agrícola construído em madeira e se possível com madeira ardida. Para isso utiliza técnicas de construção tradicionais e conta não só com mão de obra local como também de voluntários assegurados através de uma parceria com a Associação Just a Change.
Assim, os pequenos agricultores de subsistência e suas famílias podem retomar a atividade que foi brutalmente interrompida.
Em três dias de construção o Anexo Agrícola, com 30m2, fica concluído. A Associação Causa assegura um coordenador de projeto e um técnico operacional que acompanham as várias fases, do projeto à execução.
Mas o Anexo Agrícola não fica concluído com o fim da obra. O projeto contempla a colaboração com o município e instituições locais, para que as intervenções ganhem mais sentido.
Assim, os agricultores ficam com uma rede montada, que lhes permite escoar os excedentes da produção agrícola na comunidade.
É tempo de recuperarem a sua identidade e de voltarem a sentir esperança.