Fazer atividade física e aprender coisas novas num lugar onde todos convivem ajuda a manter a autonomia, a satisfação e a autoestima dos mais velhos e a diminuir o isolamento, em ambiente rural pouco povoado.
O Centro de Dia Viver+ nasce com esse objetivo, o de criar um lugar de encontro para os mais velhos de Parada de Gatim e das freguesias vizinhas, em Vila Verde.
O Centro de Dia Viver+ mereceu o Prémio BPI “la Caixa” Rural, numa região marcada pela beleza natural, mas também pela população dispersa e envelhecida, e onde não existe qualquer outra resposta semelhante.
O projeto é promovido pelo Centro Social e Paroquial de Parada de Gatim e pretende reativar a ocupação dos tempos livres dos seniores. A anterior Sala de Convívio para os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário teve que fechar em março, como consequência da pandemia.
Agora, com todos os requisitos de segurança necessários, é tempo de voltar a desenvolver as atividades de animação sociocultural, a atividade física e a estimulação cognitiva desta população, no novo centro de dia.
Com as obras que o projeto vai permitir realizar no Centro Social, a instituição pode alargar a intervenção a mais seniores, com atividades de promoção da saúde que retardam os efeitos do envelhecimento, como a perda de mobilidade e autonomia, atividades de educação que ampliam os conhecimentos e estimulam o exercício cognitivo, e atividades físicas adaptadas ao grupo de seniores.
Não menos importante, o Centro de Dia Viver+ permite a esta população manter-se no seu meio sociofamiliar, mas com uma vida social mais estimulante e criativa, beneficiando indiretamente os seus familiares.