Devidamente cuidada, a terra produz alimentos, uma profissão, reconhecimento de capacidades, independência, autoestima e integração. Há que valorizar o território e semear de forma sustentável, para colher um futuro com maior qualidade de vida.
RURALID@DES- Semear para Colher é um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural.
A Valoriza, Associação de Desenvolvimento Local, vai promover este projeto em todas as freguesias de Amares, com o objetivo de criar uma alternativa de futuro para pessoas com deficiência, que não passe pela institucionalização.
Se há terra disponível para a produção de alimentos, é aí que vai ser semeado o futuro destas pessoas, de forma sustentável e justa e valorizando o território.
O Ruralidades, é assim, um projeto social focado na autonomização de pessoas com limitações físicas ou cognitivas, que passa pela formação em agricultura biológica em contexto de trabalho e adaptada; pela produção e colheita de frutas e legumes; pela preparação de cabazes e distribuição e venda dos produtos.
Em ambiente protegido e durante o desenvolvimento do projeto, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Valoriza ganham novas competências para se tornarem mais independentes e poderem integrar o mercado de trabalho. Pelo trabalho desenvolvido, recebem uma remuneração que os torna mais autónomos e que contribui para diminuir a dependência financeira dos familiares e cuidadores.
Em todo o processo, os novos agricultores desempenham tarefas simples adaptadas à sua condição, apoiados por técnicos e voluntários em quem confiam, com formação e experiências de vida ajustadas a esta área profissional.
O RURALID@DES contribui para diminuir a descriminação e o preconceito relativo à deficiência motora e cognitiva, demonstrando que a integração é possível e desejável. Por outro lado, promove a autoestima dos utentes, que reconhecem em si novas capacidades, e potencia a sua futura independência da instituição, criando condições para a integração no mercado de trabalho numa atividade socialmente útil.