Para trazer para dentro da comunidade pessoas que estão em situação de exclusão social extrema, é fundamental que partilhem experiências, evoluam na formação pessoal e relacional e participem em atividades na comunidade e para a comunidade.
Esta é a base do projeto (in)VISÍVEIS, distinguido pelo Prémio BPI “la Caixa” Rural. Em Capelas, Ponta Delgada, a Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, identifica um grupo de pessoas em situação de exclusão social extrema, umas sem abrigo, outras deportadas, algumas em fase de reabilitação de toxicodependências, que precisam de reentrar na sociedade.
Com o (in)VISÍVEIS, a associação quer promover o desenvolvimento social, educacional e formativo desta população, de modo a potenciar a sua reinserção social na comunidade.
Com esse objetivo, o projeto vai realizar debates mensais sobre as dificuldades sociais que os afetam e procurar que se envolvam ativamente na criação de soluções; vai criar atividades artísticas internas para que possam trabalhar competências relacionais e emocionais; atividades comunitárias intergeracionais para que possam relacionar-se com diversos públicos; e ainda realizar visitas recreativas a espaços da Ilha de São Miguel. A visita a museus, igrejas, bibliotecas, jardins e universidade, entre outros, torna estas pessoas visíveis para a comunidade e aproxima-as da cultura do país.
Para além dessas atividades, o (in)VISÍVEIS vai também proporcionar formação homologada nas áreas de desenvolvimento pessoal e social e competências digitais, de forma a minimizar as dificuldades na procura de trabalho.