Entre os pedidos de ajuda alimentar e a resposta adequada a cada caso pode passar demasiado tempo. Agilizar a recolha e a gestão de pedidos nos tempos de emergência que vivemos torna-se fundamental para prestar uma ajuda efetiva e próxima, em especial em meio rural, com população dispersa.
Ajuda Social, um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Rural, tem como objetivo tornar mais eficaz e mais rápida a resposta às necessidades básicas da população de meios rurais. Numa altura em que cada vez mais desempregados, pessoas em layoff ou impedidas de trabalhar se encontram em situação de pobreza conjuntural, a associação Entrajuda, Apoio a Instituições de Solidariedade Social, vem criar uma plataforma online para ligar as pessoas a necessitar de apoio às instituições da sua área de residência, numa rede constituída por instituições, autarquias e segurança social.
Otimizar a Ajuda Social, simplificando o encaminhamento de situações de pobreza ou necessidade, é o propósito desta plataforma online. É um instrumento de utilização fácil, para incentivar a sua utilização pelos profissionais do setor social e pelo público em geral.
A entrada na plataforma fica disponível nos sites dos Bancos Alimentares, Entrajuda, Bolsa de Voluntariado, e de outras entidades que se queiram associar.
Para colocar o projeto no terreno, a Entrajuda vai realizar sessões de informação e sensibilização presenciais em zonas rurais do distrito de Leiria, numa ação piloto que serve de teste, para depois replicar em todo o país.
Com a Ajuda Social, a associação Entrajuda quer colocar as respostas sociais em rede. Quem precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa de ajuda, pode encontrar online a instituição mais próxima e mais adequada para responder a cada necessidade em concreto.
A pandemia fez disparar os pedidos de ajuda e prevê-se um aumento de milhares de pedidos em 2021. Todas as soluções que permitam uma ação descentralizada e eficaz em meio rural são fundamentais para não deixar pessoas para trás.
O projeto permite mais eficiência e melhor gestão dos recursos disponíveis, com respostas sociais coordenadas, evitando duplicações e pedidos injustificados.