São objetos, alguns doados, outros deitados ao lixo. Peças que ganham novas funções, voltam a ser úteis e são vendidas. Nessa transformação, nascem profissionais do restauro da madeira.
A Oficina de Restauro de Madeira com Loja Online, da Associação Casa do Povo de Alvaiázere, é um dos projetos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar.
Até agora a funcionar na arrecadação da Associação, a oficina vai poder ter casa nova com este prémio. Foi com esse objetivo que a associação concorreu ao Prémio Capacitar. Vai ser criado um espaço adequado, numa construção pré-fabricada, para o atelier poder desenvolver as peças em madeira.
A Casa do Povo de Alvaiázere desenvolve este projeto para utentes com problemas de saúde mental, com o objetivo de melhor se integrarem na sociedade, através da aprendizagem da profissão. Pretende-se que a oficina seja diferenciadora e autossustentável, porque a atividade, em si mesma, traz a estes doentes muitos benefícios, por exemplo, no desenvolvimento da motricidade fina e na coordenação visual.
Tanto empresas como pessoas podem adquirir peças e contratar serviços à Oficina de Restauro de Madeira. As encomendas serão bem-vindas.
A oficina de restauro faz parte do centro de atividades ocupacionais da associação e, no plano inicial, as peças seriam apresentadas em feiras. Mas a pandemia obrigou a pensar de forma diferente. Uma loja online vai nascer para escoar as peças restauradas. O dinheiro das vendas será aplicado em outras atividades diárias necessárias aos utentes.
A Associação Casa do Povo de Alvaiázere quer que esta oficina traga aos utentes satisfação, motivação e realização pessoal por desenvolverem uma atividade profissional. Por outro lado, que contribua para a mudança de mentalidades necessária, mostrando que estas pessoas são válidas e conseguem integrar-se na sociedade. A loja online vai permitir uma maior divulgação não só da associação e das peças restauradas, como, e sobretudo, das capacidades destes novos profissionais do restauro de madeira.
A Associação Casa do Povo de Alvaiázere tem outros dois planos para demonstrar a competência profissional e social dos seus utentes: criar uma residência autónoma e um café social gerido pelos utentes.
Por agora, para a oficina de restauro, apelam nas redes sociais à doação de móveis antigos, mudam as ferramentas da arrecadação para as novas instalações e, do velho, fazem nova vida.