Se o ambiente lá fora é sentido como caótico e fora do controlo, ali dentro é organizado e estruturado. Baixa interferência de luzes, sons e aromas, poucas sensações e texturas, são os ingredientes do conceito Star Room, uma espécie de porto seguro para crianças e jovens com diagnóstico de autismo.
O Centro de Recuperação de Menores do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus em Monforte, Portalegre, tem como missão prestar cuidados de saúde na área de tratamentos e reabilitação de crianças e adolescentes femininas com dificuldade intelectual e outros problemas no âmbito da saúde mental. O centro acolhe raparigas com problemas físicos e mentais e patologias associadas a dificuldade intelectual, que têm habitualmente entre três e dezassete anos de idade.
Com o projeto Cata Vento, a instituição acaba de ser distinguida com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar. O Cata Vento pretende diferenciar o apoio à perturbação do espectro do autismo, através de apoio pedagógico multidisciplinar para utentes e suas famílias, capacitando-as para a resposta adequada a estas menores.
O prémio vai permitir a instalação de uma sala Star Room, que será uma nova valência da instituição. A Star Room é um espaço que fornece estímulos neutros, um espaço para tranquilizar e para intervir ou apenas estar, para crianças no espectro do autismo.
O conceito é diferente daquele que envolve a sala Snoezelen. Enquanto Snoezelen estimula de forma benéfica, a Star Room retira estímulos, para ser uma espécie de porto seguro de elemento neutro, com o objetivo de recuperar e melhorar a capacidade de autocontrolo.
A técnica promove a qualidade de vida, porque melhora as capacidades socio-comportamentais e comunicativas.
Em momentos de maior agitação, as crianças no espectro do autismo têm tendência para se auto agredirem. Com este projeto, o centro quer diminuir as taxas de lesões provocadas pela auto-agressão, aumentar o apoio prestado aos cuidadores e aumentar a capacidade das famílias com ferramentas e técnicas.
O Centro de Recuperação de Menores do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Monforte, tem cento e vinte utentes, vinte por cento das quais com perturbação no espetro do autismo.
No Cata Vento estão envolvidos uma monitora auxiliar de serviços gerais, um elemento técnico coordenador, um psicólogo, um terapeuta da fala, um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta e um psicomotricista. Grande parte do investimento do projeto será em máquinas e ferramentas tecnológicas a utilizar por utentes e famílias.
O Prémio Capacitar vai ser importante para a divulgação deste conceito inovador e para chegar mais facilmente à comunidade escolar, agilizando parcerias para uma resposta eficaz às necessidades destas crianças e jovens.