O sonho é o primeiro passo. Para o bem-estar de crianças e jovens retirados às famílias, que vivem em casas de acolhimento, é essencial compreenderem que a história que os levou até ali não define o que são nem o que serão como pessoas. Há sonhos por descobrir nestas crianças e, com ajuda, transformá-los em realidade.
“Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és…”, diz a canção. E quem és tu? É isso que há para descobrir.
A Oficina do Sonho é um dos projetos distinguidos pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário e surge da experiência da Associação Terra dos Sonhos com as casas de acolhimento de crianças e jovens retirados às famílias, onde há jovens que precisam de desenvolver o seu equilíbrio emocional e equipas cuidadoras exaustas, que precisam de ferramentas para os ajudarem nesse caminho.
A Oficina do Sonho intervém no bem-estar de todos eles com base na metodologia da Unidade da Felicidade da associação, que trabalha sobre conceitos como a aceitação da mudança, a gestão das emoções, a comunicação positiva e a autoestima e autoimagem.
O Prémio Solidário vai ajudar a concretizar as intervenções da associação junto de três casas de acolhimento em Lisboa. As oficinas têm atividades regulares para estas crianças e jovens ao longo do ano letivo, cuidando e acompanhando também as equipas cuidadoras das casas de acolhimento, a quem é passada a componente mais técnica da intervenção, para que as ferramentas fiquem na casa. Por exemplo, após a atividade de autoconhecimento, a equipa da casa de acolhimento vai reforçar as competências adquiridas pelas crianças e jovens, aproveitando todos os momentos possíveis na vida do dia a dia. Algumas atividades são desenvolvidas nas casas de acolhimento, outras nas instalações da Terra dos Sonhos.
Todos estes jovens, marcados por um começo de vida difícil, têm muito para descobrir: quem são, independentemente das circunstâncias que os levaram até ali? Como se olham? Quais são os seus sonhos? E de que precisam para perseguir esses sonhos?
Procura-se essas descobertas e constroem-se competências socio-emocionais. É fundamental “desenvolver o autoconhecimento, regular as emoções, construir relacionamentos saudáveis e encontrar um sentido tanto para a vida como para os desafios do dia-a-dia” (terradossonhos.org).
Na Oficina do Sonho estas crianças e jovens experimentam olhar para a vida com esperança e com sonho, para conseguirem ver os adultos que serão.