Os jovens são uma das fatias da população com maior dificuldade em encontrar um emprego. O tempo de espera para encontrar trabalho deixa os jovens desocupados, sem estudar e sem trabalhar. Num concelho com muitos jovens nesta situação, há que encontrar uma estratégia inovadora.
Desta necessidade, constatada pela Oikos- Cooperação e Desenvolvimento em conjunto com a Câmara de Oeiras e a rede social de Oeiras, nasce o projeto Eleva-te, que foi distinguido pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário.
Em 2020, a taxa de desemprego de jovens até aos vinte e quatro anos situou-se em 22 por cento, a crescer em relação ao ano anterior, o que resulta em risco elevado de exclusão social.
Oeiras, onde o Eleva-te vai ter lugar, é um dos concelhos com maior predominância de jovens à procura de uma oportunidade de emprego.
A Oikos, que tem vindo a trabalhar estes jovens desde 2014, desenvolveu uma metodologia para a sua inclusão e integração socioprofissional. O programa foca-se no desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo social e nas soluções digitais. O objetivo é promover o autoemprego, com a criação de micro-negócios, em especial na área da alimentação saudável e sustentável.
O Eleva-te vem complementar outros projetos da Oikos e, numa fase inicial, vai envolver sessenta jovens num curso online. Desses sessenta, será feita uma seleção dos projetos com maior potencial, que passam à fase seguinte, a da formação-ação.
O método, nesta fase, envolve a criação de empresas simuladas, através de uma solução digital já testada pela instituição, para o desenvolvimento de pequenos negócios. Os sete meses em que decorre esta fase de formação são de mentoria e acompanhamento do projeto que há-de transformar-se em posto de trabalho. No momento em que terminam a formação, os jovens terão todas as competências necessárias para criarem o seu pequeno negócio de autoemprego.