Somos uma família e vivemos num planeta comum. Servir a comunidade, é disso que se faz um projeto para apoiar as pessoas carenciadas. A prioridade é satisfazer as necessidades básicas, com bens de primeira necessidade incluindo a alimentação, e cuidar da saúde.
O projeto Alimentar Saúde, promovido pela Comunidade Hindu de Portugal, mereceu o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário.
A Comunidade Hindu reagiu de acordo com a sua filosofia no aparecimento da pandemia. Perante um vírus que mostrou que não existem fronteiras, a comunidade fez distribuição alimentar no primeiro confinamento e montou uma linha telefónica de saúde, a trabalhar vinte e quatro horas, com médicos de Clínica Geral, Psicologia e Ayurvedica.
O projeto tem-se mantido e o prémio Solidário vem ajudar a dar-lhe continuidade. Todos os meses a Comunidade Hindu, sediada em Lisboa, tem distribuído perto de uma tonelada de bens de primeira necessidade.
O objetivo de Alimentar Saúde é precisamente dar resposta às necessidades de pessoas em dificuldades em termos de alimentação, com entrega de refeições, outras necessidades básicas e apoio à saúde, através de consultas médicas gratuitas. Estes serviços estão abertos à comunidade em geral, tal como as aulas de meditação, de yoga e de alimentação Sattvica, que reforça o sistema imunitário. São técnicas milenares.