A ideia surgiu da experiência com os sem-abrigo em Lisboa. Os vários balneários públicos da capital são já antigos. Servem a população que vive na rua e também aqueles que têm uma casa, mas sem condições para tomar banho. É um serviço básico prestado a quem mais necessita, que agora surge no concelho de Sintra.
Banhos públicos, cabeleireiro e estética. São condições básicas adquiridas no dia a dia da maior parte da população, mas não para as pessoas mais carenciadas. Tomar banho e cortar o cabelo, por exemplo, pode significar ganhar a coragem que faltava para ir a uma entrevista de trabalho.
A Amanhecer Esperança- Associação vai construir o Centro de Higiene e Bem-estar. É não só a primeira oferta de banhos públicos na zona de Sintra, mas oferece também serviços de cabeleireiro e estética. O projeto é um dos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário e vai envolver na prestação dos serviços muitos voluntários e pessoas que estão a cumprir trabalho comunitário.
O Prémio vai ajudar a construção do Centro de Higiene e Bem-Estar, onde as pessoas carenciadas vão encontrar um espaço para os seus cuidados higiénicos essenciais. A ausência de cuidados de higiene básicos tem um enorme impacto psicológico, com graves danos para a autoestima de quem atravessa momentos difíceis.
A Amanhecer Esperança prepara-se para fazer um grande esforço de divulgação junto de outras instituições e das juntas de freguesia do concelho, para que os serviços do centro possam chegar ao maior número de pessoas possível e, ao mesmo tempo, mais voluntários se associem ao projeto. Sorrisos frente ao espelho, é tudo o que a associação espera ver nestas pessoas, assim que o Centro de Higiene e Bem-Estar entre em funcionamento.