Se o isolamento já era uma realidade para muitas pessoas idosas, nos últimos tempos tornou-se ainda mais pesado. Muitos perderam capacidades motoras e agravaram situações de doença física e mental.
O Centro de Acolhimento de São Pedro, no concelho de Torres Vedras, conhece bem essa realidade.
Com o projeto Socialmente, um dos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores, quer complementar o apoio domiciliário com um apoio mais forte na área da saúde mental e demências.
O projeto, que agora pode prestar serviços mais especializados, começou em plena pandemia, com animação e musicoterapia ao domicílio. Agora, com o reforço do Prémio Seniores, a instituição vai poder chegar a mais pessoas.
Cada utente vai ter uma escala semanal com serviços personalizados e várias visitas de uma equipa multidisciplinar, que inclui enfermagem, psicologia, assistência social, fisioterapia e neurologia.
Para além dos cuidados aos utentes com reabilitação específica para doença mental ou demência, o projeto prevê também o apoio e a formação aos cuidadores, também eles vítimas de isolamento social e de uma grande sobrecarga, agravada pela pandemia. Através da reabilitação e estimulação cognitiva e da atenção multidisciplinar a doentes e cuidadores, a instituição espera tornar melhor o dia a dia de uns e de outros.