Se toda uma aldeia é necessária para cuidar da criança que nasce, o mesmo é necessário para permitir um envelhecimento saudável aos mais idosos, em particular no momento de pandemia que vivemos. Num contexto que ditou o isolamento social e comunitário, há que intervir na comunidade local, fazendo aproximar os recursos da população.
Prevenir é o Melhor Remédio. A expressão que todos conhecemos dá nome a um dos projetos distinguidos pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores. O projeto é da Associação Passo Positivo e está centrado no cuidado integrado das pessoas idosas, como defende a Organização Mundial de Saúde.
O objetivo é aumentar o acesso da população sénior a estratégias de bem-estar, fazendo um levantamento de necessidades para encontrar os cuidados de saúde e sociais mais adequados.
A Associação Passo Positivo vai fazer incidir o projeto particularmente em três freguesias de Matosinhos com maior concentração de problemas sociais: Santa Cruz do Bispo, Guifões e São Mamede de Infesta.
Prevenir é o Melhor Remédio nasce da constatação de falhas que precisam de ser colmatadas e que ligam as áreas da habitação, saúde e envelhecimento. A associação quer colmatar essas necessidades e aproximar a população dos serviços que podem dar apoio.
A intervenção é baseada na casa dos idosos, numa abordagem simples, identificando as suas necessidades sociais e de saúde, reorganizando e reorientando as pessoas para recorrerem aos serviços adequados e, ao mesmo tempo, trabalhando a sua capacidade funcional e estratégias de autonomização.
Ao mesmo tempo, o projeto vai chamar profissionais e voluntários das instituições da mesma área geográfica, para receberem formação e informação sobre a abordagem integrada de cuidados, para que o possam replicar em todos os domicílios e em todos os contextos em que atuam.
Os cuidadores informais e familiares vão ter também sessões de educação sobre segurança e prevenção de acidentes domésticos.
O primeiro passo é fazer uma triagem através da ferramenta ICOPE- Integrated Care for Older People. A aplicação desenvolvida pela OMS permite uma triagem muito simples, in loco e em contacto com as pessoas idosas, do seu estado de saúde, das condições da sua habitação e dos recursos existentes no local. Com o Prémio Seniores, a Associação vai poder contratar profissionais da educação social e da saúde para o projeto Prevenir é o Melhor Remédio e fazer a diferença em três freguesias especialmente desprotegidas.