Não passar ao lado, mas sim bater à porta de quem está mais vulnerável em consequência do isolamento gerado pela pandemia. Um apoio que tem sido uma realidade por Terras de Sicó, tentando dar resposta a problemas de saúde mental e psiquiatria.
O projeto Samaritano foi distinguido pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores. O Samaritano é promovido pela Unidade de Saúde de Condeixa da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e já não é novo. Tem estado no terreno desde há dez anos, no apoio a pessoas com necessidade de acompanhamento em saúde mental e psiquiatria, tanto no domicílio como em lares.
Agora sentem a necessidade de olhar para mais idosos que, depois do isolamento provocado pela pandemia, estão mais vulneráveis e necessitam de um acompanhamento mais próximo.
O Prémio Seniores vai permitir chegar a mais pessoas e aumentar o número de visitas domiciliárias a quem não têm a possibilidade de se deslocar em busca de assistência nesta área da saúde. Esperam dar a estas pessoas o alento de que necessitam, acompanhando-os no espaço que habitam.
Nas visitas ao domicílio estão envolvidos um enfermeiro especialista em saúde mental, um psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, que têm também como missão dar um suporte adicional aos cuidadores, familiares dos utentes, também eles fragilizados.
Para além do apoio presencial, o projeto tem ainda disponível uma linha telefónica gratuita para que o contacto entre utentes e técnicos possa ser sempre próximo. Olhar para os outros com olhos de ver, trabalhar na reabilitação psicossocial destes doentes e dar suporte e esclarecimento às famílias, é a missão do projeto Samaritano.