Os últimos anos têm sido difíceis na região de Pampilhosa da Serra. Depois da devastação dos fogos, veio a pandemia. O isolamento e a tristeza dos que se viram isolados nas suas aldeias sem acompanhamento deixaram marcas psicológicas que precisam de cuidados.
Dessa constatação nasce o projeto Seniores Felizes Criam Raízes, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, que mereceu a distinção do Prémio BPI “la Caixa” Seniores.
A necessidade de suporte psicológico, emocional e cognitivo aos seniores que vivem isolados nesta região interior do país foi identificado pelos profissionais do serviço de apoio domiciliário da instituição, que com eles lidam no dia a dia.
Quando todo o brilho do olhar se perde, é preciso intervir. Em aldeias longe da sede de concelho, o isolamento dos mais velhos não foi novidade durante a pandemia, mas afastou ainda mais familiares e amigos.
Ao serviço domiciliário que a Misericórdia já prestava, com limpeza da habitação, refeições e cuidados de saúde e higiene, o projeto Seniores Felizes Criam Raízes vem juntar o serviço de apoio psicológico.
O Prémio Seniores vai permitir a aquisição de uma viatura para transporte de pessoas e equipamento e uma psicóloga junta-se às visitas ao domicílio. A instituição vai trabalhar em parceria com as juntas de freguesia a que pertencem as aldeias dispersas pelo território, de modo a sinalizarem outros seniores que precisem deste apoio.