Alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa, vergonha. Ajudar as crianças na primeira infância a identificarem o que sentem é o primeiro passo para o desenvolvimento de pessoas emocional e socialmente estáveis. Um detetive e sua assistente vão colaborar na descoberta das emoções.
Um dos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância, o Detetive das Emoções, surge da prática de um projeto piloto em algumas pré-escolas.
A pandemia e os desafios que trouxe às famílias em termos de gestão emocional ditaram o momento de o Centro Comunitário de Esmoriz começar um trabalho que tem como objetivo o desenvolvimento de competências emocionais e sociais de crianças dos três aos seis anos.
O projeto Detetive das Emoções vai estar em dez escolas da região de Ovar, com atividades lúdicas, em doze sessões, cada uma delas trabalhando uma emoção. O programa Emoji, assim se chama esta vertente do projeto, leva às escolas duas mascotes em tamanho real: o detetive e a sua assistente vão descobrir, com as crianças, as emoções básicas: alegria, tristeza, medo, raiva, nojo, surpresa e vergonha.
As crianças vão trabalhar com atividades manuais, estórias e pequenos desafios que enquadram cada emoção e promovem o autoconhecimento e a gestão de estados emocionais, de forma adaptativa. O programa pretende contribuir para a felicidade das crianças, tornando-as capazes de se respeitarem a si e aos outros.
Na outra vertente do projeto, o centro comunitário presta apoio individualizado às crianças e aos pais, para consolidação das competências adquiridas em grupo e reforço das competências parentais. As crianças com necessidade de apoio individual são identificadas pelas famílias ou pelos educadores.
O Prémio Infância vem permitir ampliar a equipa técnica do projeto e comprar os materiais que o programa exige.
O Detetive das Emoções está focado na intervenção preventiva em idades em que a personalidade começa a estruturar-se. O desenvolvimento emocional, associado ao currículo escolar, é uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças. Em função do resultado prático do projeto, o Centro Comunitário de Esmoriz espera poder desenhá-lo do ponto de vista teórico e editá-lo num manual, para que possa ser posto em prática em qualquer pré-escola.