Todas as crianças são diferentes e exigem diferentes tipos de atenção e acompanhamento. Mas há estratégias que podem ser comuns e aplicáveis no dia a dia das crianças e dos pais. Com pais mais preparados para a exigência da educação, as crianças crescem mais felizes.
O projeto Kit de Ferramentas para a Parentalidade, promovido pelo núcleo de Mirandela da Nuclisol Jean Piaget- Associação para o Desenvolvimento da Criança, a Educação e a Solidariedade, foi distinguido com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância.
A ideia de produzir o kit, com quatro instrumentos de apoio, é ajudar os pais a exercerem uma parentalidade positiva, mas é útil também para educadores e profissionais do sector social trabalharem com as famílias no âmbito das suas competências parentais, sociais e emocionais.
Ao longo de um ano vão decorrer atividades entre pais e filhos em diversos pontos do país, que vão resultar na criação de jogos físicos e virtuais que compõem o Kit de Ferramentas para a Parentalidade. Os jogos vão trabalhar dinâmicas familiares variadas e vai ser ainda produzido um vídeo apelativo, para demonstrar como se jogam. As dinâmicas são pensadas pela Nuclisol, com experiência no âmbito da parentalidade, e pelos parceiros do projeto: Aventura Social, editora Ideias com História e autarquia de Mirandela.
O projeto é do núcleo de Mirandela da Nuclisol Jean Piaget, mas todas as treze unidades da instituição com intervenção na área da infância vão participar nas atividades, para que as ferramentas do kit possam ser mais ricas e transversais.
O envolvimento dos pais e das comunidades é parte integrante e essencial do projeto e, por essa razão, a instituição vai estar articulada com as comissões de proteção de crianças e jovens, autarquias e outras entidades da sociedade civil que possam identificar as famílias que vão participar.
Com uma equipa multidisciplinar constituída por educadores de infância, psicólogos, psicomotricistas, animadores, terapeutas da fala, assistentes sociais e técnicos de design, os promotores esperam que os jogos que vão resultar das atividades sejam validados pelas famílias como uma mais-valia para as necessidades do dia a dia. O desafio é grande, mas a Nuclisol espera que o impacto positivo nas famílias seja maior ainda.
As ferramentas do kit vão trabalhar o vínculo entre pais e filhos, através da interação e da comunicação aberta e assertiva, cada vez mais escassa.
Quando uma criança está com uma birra, por exemplo, os pais precisam de investir compreensão, tempo e paciência naquele momento. Dar o telemóvel à criança para se entreter pode fazer parar o choro, mas ao mesmo tempo está a compensar a birra. A criança precisa, pelo contrário, de aprender a lidar com a frustração e a ansiedade. E os pais precisam de aprender a lidar com o episódio de forma mais tranquila. Com o Kit de Ferramentas para a Parentalidade podem, pais e filhos, brincar e fazer jogos que são antídotos para a birra e sugerem estratégias para adotar no dia a dia.