Depois de uma vida na agricultura, poder voltar a pôr as mãos na terra ajuda a recuperar memórias, mobilidade, autonomia e alegria. Uma horta e um jardim servem de ferramenta sensorial para estimular o corpo e a mente.
Cultivar os Sentidos, um dos projetos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural, traz à memória cores, cheiros e texturas de uma vida.
O projeto é promovido pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo, com o objetivo de quebrar o isolamento e promover a saúde quer dos idosos da instituição, quer dos que vivem nas suas casas.
Com a criação de uma horta e de um jardim sensorial, Cultivar os Sentidos ajuda a manter a autonomia e contribui para a reabilitação motora, cognitiva e sensorial.
A maior parte dos idosos da região vivia da agricultura e ainda gosta de cultivar. Agora vão voltar a ter um pedaço de terra para se manterem ativos, fazerem atividade ao ar livre e conviverem.
A criação da horta vai incluir a construção de bancadas especiais para que os idosos com menor mobilidade possam cultivar. E tudo o que for produzido vai ser utilizado nas cozinhas da instituição.
O jardim sensorial vai ser o palco para uma série de outras atividades que beneficiam numa primeira fase os utentes da instituição, mas que posteriormente abrem aos idosos de todo o concelho. Para isso a promotora do projeto desenvolveu já parcerias com as juntas de freguesia de todo o município, de modo a criar visitas regulares ao jardim sensorial.
Todos os sentidos vão ser chamados a intervir nas várias atividades que estão planeadas para este projeto:
“Descobrir e Sentir” é uma atividade em que os idosos descobrem onde estão os materiais ou as plantas através de pistas físicas, verbais ou visuais;
“Morfologia Vegetal” é uma atividade de manuseio das folhas e flores;
Com “Onde Pertenço”, é dada uma folha de uma planta ou outro objeto do jardim sensorial e os idosos têm que o fazer corresponder ao local onde pertencem;
No “Passeio Sensorial” passam por vários chãos e cheiros e aguçam os cinco sentidos;
Na atividade “Cultivar para Estimular” preparam a terra, cuidam, regam e colhem os produtos.
Todas as atividades são acompanhadas pela equipa multidisciplinar da instituição, que inclui uma nutricionista, uma psicóloga, assistentes sociais, fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional. A equipa desenvolve ainda palestras e workshops para os idosos sobre matérias relacionadas com o jardim sensorial.