Às aldeias da serra, onde não chega a rede de internet, chega a vontade de ajudar e de estar perto dos idosos que vivem isolados. Jovens voluntários vão fazer com eles contactos semanais por videochamada. Uma forma de estar por perto, conversar e ajudar no que for preciso.
A ideia do Movimento Refresh Rural, distinguido com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural, nasceu no verão de 2020 em pleno isolamento da pandemia. Os idosos da Serra de Aire e Candeeiros viram-se ainda mais isolados.
A necessidade de chegar perto destas pessoas para diminuir um pouco o impacto do isolamento social fez surgir este movimento que agora é posto em prática pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, promotora do projeto, em colaboração com a Fábrica da Igreja de Alcanede.
Cada um dos jovens voluntários pertencentes à paróquia vai apadrinhar um idoso das freguesias de Alcanede e da Faria, acompanhá-lo e apoiá-lo.
Através de tablets, os idosos vão poder conversar com os jovens semanalmente, numa atividade a que a promotora do projeto chamou “Amigos Provávais”. A ideia é que criem uma relação e que os mais novos possam prestar qualquer ajuda, como uma ida à farmácia, acompanhamento a uma consulta ou a um serviço público.
A primeira fase do Movimento Refresh Rural passa por envolver um técnico de animação socio-cultural que vai dar formação a estes idosos para poderem utilizar as ferramentas digitais que vão sustentar os contactos.
O Prémio Rural vai permitir adquirir tablets e computadores e uma viatura que vai levar uma antena para distribuir o sinal de rede móvel às zonas rurais e mais interiores da freguesia.
O objetivo é diminuir o isolamento social destas pessoas, aumentar os contactos intergeracionais com o que isso implica de troca de experiências e aumentar também os contactos com as redes de vizinhança utilizando sempre que possível os meios digitais.
A utilização das novas tecnologias vai não só dar-lhes novas competências mas também proporcionar autonomia, ajudando-os a recorrer a plataformas digitais, serviços ou consultas médicas por exemplo.
O movimento vai começar a crescer e a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede espera conseguir consciencializar toda a comunidade e envolvê-la, até para identificar outros idosos que precisem deste apoio.