De uma pedra pode surgir uma ideia. E de uma ideia, o envolvimento de toda a comunidade para chegar a um resultado que alia os saberes tradicionais à inovação, em harmonia com a natureza e a cultura locais.
O projeto Pedras para Ideias, que mereceu o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural, parte da identificação de problemas pessoais ou sociais na comunidade de Chave, Arouca, para o envolvimento da população na procura de ideias que resolvam esses problemas.
As atividades do projeto estão relacionadas com o trabalho que a Semente de Futuro, Cooperativa de Solidariedade Social já desenvolve: atividades ligadas à natureza, terapia, contacto com os animais e resgate de tradições da cultura local.
Pedras para Ideias vai criar uma rede intergeracional que abarque pessoas de faixas etárias e conhecimentos diversos, com o objetivo de valorizar os conhecimentos tradicionais e trazer inovação através dos jovens, diferenciando e impulsionando os saberes dos mais velhos. Todas as idades e todas as áreas de conhecimento são bem vindas e enriquecem a procura de soluções adequadas à comunidade. A rede vai permitir que novas ideias surjam e que o conhecimento que já existe seja renovado e potenciado. Por exemplo, a comunidade pode pensar como quer preservar as espécies locais de cultivo. Os idosos sabem melhor do que ninguém o que se produz bem naqueles campos e os jovens podem trazer novas ideias de como o fazer.
A cooperativa quer juntar um conjunto de parceiros, desde crianças das escolas próximas, idosos de um lar que faz parte da comunidade e os que vivem em suas casas, para além de todas as outras pessoas da comunidade e empresas.
Uma rede de voluntários vai estar envolvida na comunidade no sentido de partilhar os seus conhecimentos. Podem por exemplo visitar os idosos do lar e dinamizar eles próprios algumas atividades. A rede aposta na partilha de conhecimento e no crescimento mútuo.
O Prémio Rural vai permitir chamar recursos humanos, adquirir materiais e, sobretudo, construir um pavilhão que recebe a rede intergeracional em encontros que se pretende perpetuados no futuro.
Pedras para Ideias, nome alusivo às vizinhas pedras parideiras, espera contribuir para a capacitação individual das pessoas na identificação de problemas comunitários e no desenvolvimento de ferramentas para os resolverem. Ao mesmo tempo, espera fortalecer a rede comunitária intergeracional e relacional que fortaleça as raízes e os saberes culturais da terra.
O resultado, pretende a cooperativa, é uma comunidade que sabe valorizar a natureza onde está envolvida, sente os benefícios do contacto com essa natureza, da sua observação e da sua preservação. Uma comunidade de pessoas ligadas ao meio envolvente: natureza, animais, cultura e alimentação.