Num concelho que foi vítima de um dos acontecimentos mais traumatizantes dos últimos anos e com um grande número de seniores, surge a necessidade de chamar esta população para atividades que melhorem a sua qualidade de vida e as afastem de memórias dolorosas.
A Academia Sénior Vida por Vida, promovida pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrogão Grande, mereceu a distinção do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural.
Com este projeto, a Associação pretende que os seniores do concelho, mais de trinta e cinco por cento da população, tenham a possibilidade de participar ativamente na sociedade, ao mesmo tempo que convivem.
Combater o isolamento é uma prioridade numa região que sofreu o tremendo abalo provocado pelos incêndios de 2017. A população alvo deste projeto estava habituada a sair para ir tratar da sua floresta. Essa atividade desapareceu e, com isso, foram potenciados os problemas de saúde mental provocados pelo isolamento.
A Academia vai proporcionar uma série de atividades para ocupar o dia a dia destas pessoas, recorrendo a uma bolsa de vinte e cinco formadores voluntários qualificados, profissionais com formação académica já aposentados e que podem, eles próprios, frequentar as outras atividades.
Os jovens vão ser incentivados também a participar e a partilhar os seus conhecimentos, numa Academia que integra os seus pais, avós ou bisavós como formandos.
A oferta vai ser grande, com aulas em áreas tão variadas como teatro, dança, ginástica e hidroginástica, primeiros socorros, cozinha, português, história local, inglês, bordados ou costura criativa. A Associação espera que o projeto tenha um impacto muito positivo, tanto em termos de mobilidade como de estímulo cognitivo.
O prémio Rural permite equipar a Academia e comprar uma carrinha que vai transportar os formandos e trazê-los para as atividades do dia, num concelho em que a população sénior se dispersa por uma área de 128 Km quadrados.
Vida por Vida, o lema dos bombeiros é o mesmo usado na Academia. Um por um, todos os seniores do concelho são convocados para as atividades e convidados a trocar o isolamento pelo convívio.