Para ultrapassar barreiras na aprendizagem, juntam-se quatro formas de representação e expressão: a gráfica, o código Braille, a língua gestual portuguesa e o alfabeto Fonético. Uma metodologia multissensorial que permite uma aprendizagem inclusiva e mais rápida.
Com base na metodologia EKUI, que associa às letras do alfabeto pistas visuais, pistas articulatórias da fala e o Braille, nasce o Rural Power: Identificar para Intervir. O projeto mereceu a distinção do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural.
Com o método já testado em muitas escolas e clínicas, em Portugal e noutros países, a Verd’EKUI, Associação de Ação Social centra agora a atenção no interior do país, onde as assimetrias agravadas pela pandemia dificultam o diagnóstico precoce das dificuldades de aprendizagem nas crianças.
O Rural Power nasce assim no Sabugal com a estreia de uma nova ferramenta EKUI: uma aplicação móvel que, através de jogos lúdicos e didáticos baseados na metodologia EKUI, avalia nas crianças as competências linguísticas e cognitivas que são responsáveis por aprender a ler e a escrever.
Identificar para Intervir é o lema deste projeto. E esta resposta inovadora quer derrubar barreiras na aprendizagem e na comunicação das crianças.
A metodologia EKUI já dispõe de uma aplicação numa vertente mais didática e agora a nova ferramenta vai ter uma componente mais lúdica, inspirada no super herói Ekui, um duende que luta contra o monstro das barreiras.
A partir desse jogo e conto infantil vai ser possível compreender que dificuldades a criança tem na realização do jogo e estimular algumas competências que estejam em falta, para que as famílias sejam informadas e formadas sobre a forma de intervir.
O projeto piloto vai ter lugar no Sabugal e mais tarde estende-se a todo o interior do país. O objetivo é fazer um rastreio em todas as escolas do concelho, em crianças desde o pré-escolar até ao fim da escolaridade obrigatória.
A aplicação tem uma ação preventiva e uma ação reabilitativa. Nos mais pequenos são identificadas atempadamente dificuldades de aprendizagem e nos mais crescidos é possível saber se passaram todas as etapas anteriores de ensino com dificuldades não detetadas.
Simples e fácil de usar em casa, esta nova ferramenta diminui o problema das assimetrias do interior, que dificultam muitas vezes a intervenção com terapias adequadas. Em casa ou na escola, ao mesmo tempo que brincam, as crianças vão estar a ser avaliadas e estimuladas em áreas importantes que vão ter um efeito muito importante na aprendizagem da leitura e da escrita.
O Rural Power pretende capacitar pais, professores, educadores e terapeutas para identificarem as barreiras a eliminar nas crianças.