Prémios BPI Fundação "la Caixa" com reforço da dotação para €4 milhões destinados a mitigar efeitos sociais da pandemia

Em 2020, em plena pandemia, foram apoiadas 131 iniciativas sociais, com 3,75 milhões de euros, para apoiar mais de 26.000 pessoas, através de cinco Prémios: Capacitar, Solidário, Seniores, Infância e Rural.

Desde 2010, o BPI e a Fundação "la Caixa" entregaram 19 milhões de euros para a execução de mais de 600 projetos de inclusão social que contribuíram para melhorar a vida de mais de 150 mil portugueses.

Está a decorrer a edição de 2021 dos Prémios BPI Fundação "la Caixa", que este ano contam com um reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. O objetivo é apoiar um maior número de projetos sociais, num ano de vulnerabilidade acrescida por um contexto pandémico que teima em persistir.

Em 2020, o BPI e a Fundação "la Caixa" destinaram 3,75 milhões de euros para apoiar 131 iniciativas de entidades do terceiro sector nos cinco Prémios: Capacitar, Solidário, Seniores, Infância, e Rural.

António Barreto, presidente do júri dos Prémios BPI Fundação "la Caixa", salientou: “A persistência e gravidade da crise sanitária está a agravar a pobreza e as desigualdades económicas e sociais. Felizmente, temos assistido a muitos exemplos de solidariedade de pessoas e instituições que, de forma direta ou através de entidades do terceiro sector, têm apoiado grupos socialmente mais vulneráveis, em particular as crianças, as pessoas com deficiência e os idosos. Sabemos que serão necessários mais destes gestos solidários para enfrentar os desafios que se avizinham. É por isso que o aumento da dotação económica dos Prémios BPI Fundação "la Caixa" é tão importante, uma vez que vai permitir apoiar mais projetos sociais e beneficiários em todo o território, mitigando os efeitos da pandemia.”

O processo de candidaturas iniciou em Fevereiro com o Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar para apoiar projetos que melhorem a qualidade de vida e a autonomia de pessoas com deficiência. Podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos. A seleção dos projetos é realizada através de uma avaliação objetiva que analisa os projetos e as linhas prioritárias estabelecidas nas bases de cada candidatura e do possível impacto social.

Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação "la Caixa" realizou , via digital, sessões de esclarecimento para cada Prémio.

Prazos de Candidatura para os 5 Prémios BPI Fundação "la Caixa"

No total são cinco os Prémios BPI Fundação "la Caixa", com diferentes prazos de candidatura que se distinguem entre si pelo seu âmbito de atuação.

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Capacitar

Promover a autonomia de pessoas com deficiência
• O Prémio Capacitar destina-se a apoiar projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida, o emprego e a autonomia de pessoas com deficiência.
• Dotação de 800 mil euros

Prémio BPI Fundação "la Caixa" Solidário

Apoiar a integração socio laboral e a luta contra a exclusão social
• O Prémio Solidário tem como finalidade apoiar projetos que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas mais vulneráveis, favorecendo a igualdade de oportunidades.
• Dotação de 700 mil euros

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores

Apoiar o envelhecimento ativo e saudável
• O Prémio Seniores tem como finalidade a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas, proporcionando uma vida mais independente e autónoma, em especial das pessoas que vivem em situação de solidão.
• Dotação de 1 Milhão de euros

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância

Apoio a crianças em situação de pobreza
• O Prémio Infância tem como finalidade apoiar projetos que facilitam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade
• Dotação de 800 mil euros

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Rural

Apoio a ações sociais em âmbito rural
• O Prémio Rural tem como objetivo apoiar projetos sociais em meio rural e gerar oportunidades para famílias, crianças, idosos e outros grupos em risco de exclusão social
• Dotação de 700 mil euros
Bitnami